quarta-feira, 16 de junho de 2010

SELEÇÃO DA 1ª RODADA

Que tal colocarmos no papel, ops, na tela do computador, a Seleção da 1ª rodada da Copa do Mundo de 2010?

Vou colocar aqui as minhas primeiras impressões.Os jogadores que não tremeram na base e encaram o primeiro jogo da Copa com coragem e muita técnica.

Bom, vamos lá...

O dono da camisa 1 nessa primeira rodada é o goleiro nigeriano VINCENT ENEYAMA, que parou simplesmente o melhor jogador do Planeta, o argentino Lionel Messi.

Na lateral-direita, nem precisa pensar muito. MAICON, com certeza foi o dono da camisa 2 nessa rodada. Não só por fazer um golaço contra a fraca Coreia do Norte, mas por atacar e defender com a mesma eficiência. Desde o primeiro minuto foi o jogador mais ativo, com a sua habitual saúde e técnica indiscutíveis.

Além dele, destaco as atuações de Sergio Ramos da Espanha, de Glen Johnson da Inglaterra e de Phillipe Lahm da Alemanha.

A defesa da 1ª rodada privilegiaria dois zagueiros ofensivos. Esses dois jogadores mostram que um jogador moderno e multifacetado vale muito mais que um brucutu que só sabe destruir. Tô falando de PIQUÉ da Espanha e de JUAN do Brasil.

Aliás, Piqué não teve culpa direta no gol da Suiça e vem demonstrando em partidas importantes que não tem medo de arriscar. Quem não se lembra do golaço que ele fez na melhor defesa do mundo, jogando pelo Barcelona contra a Internazionale de Milão?

Falar das boas atuações de Juan chega a ser pleonasmo. Um jogador que entra num time mediano como a Roma e o leva ao vice-campeonato italiano não pode ser considerado um zagueiro comum. Quando estava contundido o time romano caia pelas tabelas.

Ao regressar, levou a sua equipe ao topo das tabelas. É classudo e pra mim é o melhor desarmador do mundo. Tem boa impulsão e salvou o Brasil de um empate ao cortar um arremate de Tae Se num dos poucos contra-ataques do time nortecoreano. Perfeito!

A lateral-esquerda é mais complicada. Nenhum dos jogadores da copa me surpreendeu. Não me lembro de nenhum time que forçou grandes jogadas pela esquerda.

Portanto, destaco dois jogadores, mas só um entra na seleção por ter garantido a vitória da Argentina sobre a Nigéria. GABRIEL HEINZE é o nome dele. Jogador forte, que joga tanto de zagueiro como de lateral. Já passou por Real Madrid e hoje joga pelo Olympique de Marseille. O outro é Patrick Evra da França.

Os cabeças de área também não me agradaram. Por isso mesmo colocarei apenas um. Cito STEVEN GERRARD da Inglaterra e Yaya Touré da Costa do Marfim, que ajudou a parar Cristiano Ronaldo.

Na meia esquerda o grande destaque foi o sulafricano TSHABALALA. Aliás, foi a grande surpresa desta copa na primeira rodada. Jogador veloz e eficiente taticamente. Sabe defender e atacar com muita força. Entra para a seleção não só pelo golaço contra o Mexico, mas pela forma como se postou em campo.

Para a meia direita, destaco um jogador que não joga nessa posição, mas que foi improvisado e se deu bem. Além disso, ROBINHO fez um passe magistral, bem característico de um meia, para o segundo gol brasileiro, ao lançar Elano. Gostei muito dele nessa posição e mudaria o esquema tático, já que Kaká foi o pior jogador brasileiro e está em péssima forma.

No ataque, como era de se esperar, o destaque fica para a fera LIONEL MESSI, melhor jogador do mundo e jogador mais eficiente na partida da Argentina contra a Nigéria.

Se não fosse pela atuação do goleiro nigeriano, a Pulga sairia de campo como o heroi do time. Fez pelo menos quatro jogadas que resultariam em gol. Infernizou a zaga nigeriana com dribles desconcertantes e assustou com o habitual chute forte e colocado de esquerda.

Juntamente com o Argentino, jogariam a dupla de ataque alemã, extremamente ofensiva e eficiente. Podolsky foi fatal pela esquerda e Müller fez jus ao antepassado Gerd Müller, que foi um dos principais artilheiros em copa do mundo.

Aliás, o Müller atual fez um golaço e deu um passe preciso para o gol de Podolsky.

Por fim, acho que o técnico que se destacou na 1ª rodada foi o alemão Joaquim Löw. Ele surpreendeu ao colocar em campo um time ofensivo, com volantes que sabem jogar e três bons atacantes. Ainda arriscou e acertou ao lançar o brasileiro Cacau.

Foi um dos poucos técnicos que encarou o primeiro jogo como deveria. Jogando de forma ofensiva, equilibrada e eficiente para abrir uma boa diferença de gols.

É isso!!!!...Vamos ver se vocês concordam com a minha escalação e se esse time consegue chegar ao final da competição como a seleção do mundo.

(1) Eneyama - Nigéria
(2) Maicon - Brasil
(3) Piqué - Espanha
(4) Juan - Brasil
(6) Heinze - Argentina
(5) Gerrard - Inglaterra
(8) Tshabalala - Africa do Sul
(7) Robinho - Brasil
(10) Messi - Argentina
(11) Lucas Podolsky - Alemanha
(9) Müller - Alemanha

Técnico: Joaquim Löw - Alemanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário