sexta-feira, 18 de junho de 2010

MEMÓRIA DE ELEFANTE

Será que a zebra africana vai assustar mais um bicho papão? Será que depois de Inglaterra, Espanha, Alemanha e França o Brasil pode ser o próximo a tropeçar?

Apesar de ter conquistado a liderança provisória de seu Grupo, o Brasil não pode dar sopa para o azar. Se para a Costa do Marfim um empate é satisfatório, já que decide a última rodada contra a fraca seleção nortecoreana, para o Brasil uma vitória é essencial. Além de classificar a nossa seleção para a próxima fase, podemos ir para a última rodada pensando num empate contra a forte seleção portuguesa.

Não sei se vocês concordam, mas o grande problema da nossa seleção contra a Coreia do Norte foi insistir com dois cabeças de bagre. Ops, de área. Perdemos bastante a velocidade na saída. Com as entradas de Daniel Alves ou Ramires, ganharíamos, e muito, nos contra-ataques.

Contra a Costa do Marfim precisaremos de um time um pouco mais cauteloso, mas que também tenha velocidade para contra-atacar.

E sabem o que é pior? Penetrar na defesa dos "Elefantes Brancos", como é conhecida a Seleção Marfinense, será uma tarefa mais que pesada. Atrás eles jogam com os fortes defensores Zokora e Touré, jogadores experientes acostumados aos confrontos europeus. Além disso tudo, eles possuem velocidade na saída de bola com o outro Touré e Eboue, respectivamente, meias de Barcelona e Arsenal. Na frente, mais velocidade com Gervinho e Kalou, além da precisão de Drogba.

Um ponto fraco? O lado esquerdo deles. Como o lateral costuma subir com frequência, concentrar as nossas jogadas ofensivas na dupla Daniel Alves e Maicon pela direita será estrategicamente essencial.

Inclusive, se eu fosse Dunga promoveria uma verdadeira loucura!

Entraria com Júlio César no gol, Maicon na lateral direita, Lúcio e Thiago Silva na defesa e Juan um pouco mais a frente, na posição de Gilberto Silva(machucado), quase como um líbero. Juan é perfeito no desarme. Sabe sair jogando muito bem e tem um bom toque de bola. Próximo a ele, Daniel Alves jogaria pela direita como segundo volante e Elano poderia compor o lado esquerdo com Michel.

No ataque, pouparia Kaká e faria uma linha de três. Robinho como ponta de lança, Nilmar mais aberto e Luís Fabiano como centro-avante. Aliás, o Fabuloso teria uma tarefa específica. Fazer o pivô para os que chegam de trás. Especialmente Michel Bastos, Daniel Alves, Maicon, Robinho e Elano. Todos com grande poder de fogo.

Só assim mesmo pra abrir a defesa dos "Elefantes".

Ataca em bloco e faz uma blitz quando não tiver a posse de bola. Dani é peça chave. Com as subidas de Maicon, ele faria a cobertura. Juan pode antecipar a marcação, já que joga praticamente de líbero e ainda poderia compor uma zaga com três jogadores altos para evitar a jogada aérea forte com Didier Drogba.

Vale lembrar que a nossa defesa, em especial Lúcio, parou Drogba na Copa dos Campeões, jogando pelo Internazionale contra o todo poderoso Chelsea. E Maicon também conhece Salomon Kalou, outro atacante marfinense do Chelsea.

Tô ansioso para o confronto e sinto que este será um dos jogos mais emocionantes dessa Copa. Tomara que a zebra e toda essa manada de elefante se assustem com as feras da nossa seleção. Do contrário, quem terá memória de elefante pra lembrar dessa grande zebra na Copa da Africa será o povo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário