quarta-feira, 23 de junho de 2010

"POR TRÁS DE UM GRANDE TIME HÁ SEMPRE UMA GRANDE ZAGA"



UMA ODE AO MAIOR ZAGUEIRO DO PLANETA! Lucius, o gigante!

Há três copas o zagueiro Lúcio tem se destacado em sua função. Quando o vi pela primeira vez se destacando pelo Internacional confesso que não acreditei que um dia pudesse estar entre os maiores zagueiros do mundo.

Comecei a admirá-lo anos mais tarde, quando fez uma temporada absoluta no Bayer Leverkusen. Posteriormente, foi um dos maiores incentivadores de seu futuro fiel escudeiro, Juan, que vinha do Flamengo para ajudá-lo na tarefa de levar um time mediano ao título alemão.

Fez tanto sucesso, que acabou sendo contratado pelo rival Bayern de Munique. Depois de muitos anos e títulos conquistados, foi preterido por Van Gaal, holandês que não costuma simpatizar por jogadores brasileiros. Tanto que junto com Lúcio, que era um dos jogadores mais idolatrados do time bávaro na época, acabou dispensando também Zé Roberto. (Anos antes, Lúcio tinha recusado uma proposta do Real Madrid)

O nosso zagueiraço então partiu para a Internazionale de Milão, ganhando em pouco tempo a posição de titular e impressionando o exigente técnico José Mourinho.

Lúcio ganhou tudo o que disputou. Ao lado dos companheiros de seleção, Maicon e Júlio César, e sob o comando de um técnico de verdade, ganhou a tão sonhada tríplice coroa em cima do Bayern de Munique.

E sabe quem tava do outro lado, ainda comandando o time bávaro? O seu "algoz", Louis Van Gaal, que meses antes o tinha dispensado.

Será que o holandês perdedor se arrependeu?

Abaixo um vídeo com alguns lances de Lúcio na partida contra o Chelsea pela Copa dos Campeões. O mais legal é ver ele dando conta de Drogba e Kalou sozinho. A dupla de marfinenses que foi anulada por ele de novo no recente jogo contra a Costa do Marfim pela Copa de 2010. (reparem que tanto Drogba quanto Kalou ficam indignados com a disposição de Lúcio)

LÚCIO O MELHOR EM CAMPO



Na seleção brasileira ganhou a posição após um longo tempo de sustos na zaga e levou o Brasil ao título de 2002.

Tem personalidade de sobra, técnica incomum e muita força física. Uma prova disso foi a falha contra a Inglaterra na Copa do Japão/Coreia do Sul, quando furou um lançamento e deixou a bola sobrar para o atacante Michael Owen, resultando no primeiro gol do jogo.

Lúcio ergueu a cabeça e voltou para o segundo tempo de forma extraordinária anulando o ataque inglês. Depois disso só fez partidas memoráveis e conseguiu levantar a taça, depois de Cafu, capitão na época.

Já em 2006 acabou sendo desclassificado pela França, mas juntamente com o zagueiraço Juan acabou compondo uma das maiores zagas do mundial. Aliás, os dois foram os menos criticados pela torcida brasileira, juntamente com o meio campista Zé Roberto.

Agora, na Copa de 2010, já na função de capitão, chegou com status de melhor zagueiro do mundo. E parece que está fazendo jus a esse posto. Fez duas partidas fantásticas, contra a Coreia e também contra a Costa do Marfim, anulando mais uma vez o perigoso Didier Drogba.

O que mais impressiona é a garra desse jogador, que além de desarmar e ganhar tudo pelo alto, ainda encontra fôlego para puxar contra-ataques. É um leão em campo! E talvez essa sua característica seja determinante para o sucesso da parceria com Juan. É aquela coisa de "os opostos se atraem". Um completa o outro. Lúcio tem mais força física e é mais enérgico. Tem habilidade, mas se destaca mais pela impulsão e destruição das jogadas aéreas. Já Juan é mais técnico, calmo e extraordinário nos desarmes.

Aliás, Juan pode ser considerado uma cobra "black mamba". Sorrateiro, silencioso, mas mortal. Sabe dar o bote na hora certa. É considerado um dos maiores ladrões de bola. Sabe desarmar com maestria e é conhecido pelos carrinhos mortais(na bola).

Vocês conseguem adivinhar quantas faltas os dois já fizeram nessas duas primeiras partidas da Copa de 2010?

Errou quem chutou quatro, cinco, dez.Os dois monstros fizeram nada menos que duas faltas. As duas de Lúcio. Juan não fez nenhuma. Apesar de baixo, os números IMPRESSIONAM...Não só os números, mas a atuação dessa dupla.

Sei que no início a proposta era de uma ode a Lúcio, mas como deixar Juan de fora? Definitivamente um faz parte do outro. São como gêmeos siameses. Aliás, gêmeos não, "GÊNIOS".

Só espero que nem a morte os separe, afinal, times como Argentina, Inglaterra, Alemanha e Holanda virão sedentos, loucos para entrar para a história como o time que conseguiu enterrar a melhor zaga do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário