quarta-feira, 16 de junho de 2010

RELOGINHO SUIÇO PÁRA A ESPANHA

Com uma precisão digna dos relógios suiços, a Seleção de "Otimo" Hitzfeld surpreende e atrasa a vida da Fúria Espanhola vencendo por 1 a 0.

Se por um lado a Espanha adiantava o seu time, com uma formação extremamente ofensiva, a Suiça, como se esperava, jogava mais recuado, contando com uma defesa forte embasada no jogador Senderos, que é reserva no Milan.

E não foi só a Espanha que caiu do cavalo. Eu, que há alguns dias havia escrito um tópico enaltecendo o time espanhol também fui surpreendido com uma apresentação fraca e cautelosa.

Tá certo que era estreia, mas foi uma estreia para dois times. E é óbvio, a Espanha precisava sim começar com vitória para acabar com toda a desconfiança em cima de seu futebol, que é tido por muitos como regional. Vence competições jogando contra times europeus, mas cai quando enfrenta equipes de outras escolas, como a norteamericana(eliminada pelos EUA na Copa das Confederações).

A única coisa que me agradou no time espanhol foi a coragem de Del Bosque ao iniciar a competição com três meias e um cabeça de área e também no decorrer da partida, que abriu mão do único volante, Busquets, para colocar mais um atacante, El Niño Torres.

E ao avançar demais, o time espanhol abriu espaços. Num dos contra-ataques, o time da Suiça quase marcou o segundo.

O que me desagrada é a constatação de que a defesa está se sobrepondo ao ataque nesta Copa do Mundo. Tá certo que é uma tendência que vem se arrastando há algum tempo, mas é deprimente saber que defender tornou-se a grande arma de um jogo tão passível de paixão como o futebol, que na sua essência vive, ou deveria viver, da grande emoção, que é comemorar um gol.

O Brasil já não é mais o time dos atacantes fabulosos, e sim, o time da melhor defesa do mundo. A Espanha não é mais o time furioso que se esbalda em marcar gols, e sim, o time que ataca e esbarra na defesa covarde de times medianos.

Bom, estamos terminando a primeira rodada. Ainda temos tempo para colocar as coisas nos eixos e voltarmos no tempo em que o gol era o personagem principal do futebol.

E por falar em tempo, o time da Espanha se atrasou legal. E todos nós sabemos que relógio que atrasa não adianta. Será que ainda dá tempo da Fúria recuperar o prestigio e buscar a classificação?

Só tempo vai dizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário