sexta-feira, 2 de julho de 2010

SELEdecepÇÃO DA COPA DO MUNDO 2010

Para se fazer uma seleção das decepções da Copa, o ideal seria esperar até o final do torneio. Afinal, alguns jogadores ainda vão pipocar muito até o final do evento.

Mas confesso que a minha decepção com a Seleção Brasileira foi tão grande que resolvi deixar essa lista pronta. Nela estão presentes alguns dos melhores jogadores do mundo, mas que pipocaram na competição mais importante do planeta.

Bom, comecemos pelo goleiro...

JÚLIO CÉSAR (Brasil) chegou com status de melhor jogador do mundo. Fez um mundial regular, devido ao grande desempenho da zaga, que evitava grandes surpresas, mas quando mais se esperava dele, contra um adversário nas quartas de final, ele "alaranjou". Foi uma decepção enorme, pois muito se esperava dele, portanto, ele é o goleiro da seleção da decepção.

MAICON (Brasil) assim como o seu companheiro Júlio César também chegou com pinta de melhor lateral-direito do mundo, mas assim como Júlio, acabou decepcionando. Foi muito bem na primeira partida, marcando um golaço impressionante, mas não repetiu as excelentes atuações pela Internazionale e seleção brasileira.

JOHN TERRY (Inglaterra) é um daqueles zagueiros clássicos, que é muito forte na marcação, mas que possui uma certa habilidade. Lembra um pouco o nosso Lúcio. Mesmo assim, ele fez uma temporada louvável pelo Chelsea e pela seleção inglesa sempre correspondeu. Mas nessa Copa foi apático. Não repetiu as boas atuações e decepcionou. A Seleção Inglesa foi goleada pela Alemanha e caiu fora.

CANNAVARO (Itália). Tá certo que o grande responsável pelo título de 2006 já está em fim de carreira, mas confesso que esperava muito mais dele nesta Copa. Errou em quase todos os jogos e afundou com a Azzurra. Uma Copa para se esquecer.

PATRICK EVRA (França). Não há muito o que falar de Evra, especialmente dos seus defeitos. É um jogador habilidoso, sabe marcar muito bem e é um dos poucos que se salvaram no time francês. Fez uma temporada espetacular com o Manchester United, mas na Copa, apesar de algumas boas atuações, não conseguiu sequer classificar a sua seleção para a próxima fase. Aliás, o time fez a pior campanha de sua história.

GERRARD (Inglaterra). Com uma história belíssima no Liverpool da Inglaterra, Steven Gerrard estava cotado para ser um dos craques da Copa. Mas não conseguiu mostrar muito. Até foi um dos destaques de sua fraca seleção, mas não chegou a ser decisivo. Parece que vai para o Real Madrid, mas em campo a sua atuação esteve longe de ser galáctica.

KAKÁ (Brasil). Chegou na Copa baleado. Foi acusado de se polpar no Real Madrid para disputar a Copa em boa forma, mas não foi o que se viu em campo. Na Copa Kaká teve atuações regulares, algumas péssimas. Foi expulso uma vez e ainda levou outro cartão amarelo contra o Chile. Uma das maiores decepções dessa Copa, mesmo terminando com um dos maiores assistentes(três assistências que redundaram em gol).

RIBERY (França). Também não chegou à Copa em ótima forma, mas com certeza estava melhor que Kaká. Mesmo assim, foi ainda pior que o jogador brasileiro. Afundou junto com a França e não conseguiu mostrar aquele futebol que o consagrou no Bayern de Munique.

CRISTIANO RONALDO (Portugal). Eu sempre achei CR um verdadeiro pipoqueiro. E na Copa ele reforçou esse conceito. Foi péssimo quando mais se precisou dele. Ia terminar sem fazer gol, mas teve tempo de marcar contra a fraquíssima Coreia do Norte. Aliás, um gol esquisito, parecia uma foca. E se bobear, ele é uma foca. Daquelas que adoram fazer graça, mas são incapazes de brilhar.

MESSI (Argentina). Era para ser, com sobras, o melhor jogador desse mundial, afinal, era isso que se esperava de um jogador diferenciado, que ganhou tudo no ano passado e que estava se preparando para reforçar só aquilo que já sabíamos. Mas não foi bem assim. Com fama de pipoqueiro pelos próprios torcedores argentinos, Messi não repetiu as boas atuações do início da Copa e sumiu em campo. E como ele era metade do time da argentina e não jogou, o resultado todo mundo já sabe. Goleada de 4 a 0 para a Alemanha. Uma pena.

WAYNE ROONEY (Inglaterra). Havia algumas opções para colocar na função de centroavante da seleção das decepções. Poderia ser o Luís Fabiano, o Drogba, Samuel Eto´o, mas acho que de ninguém se esperava um futebol de grande nível como se esperava de Rooney. O futebol mostrado no Manchester United simplesmente não apareceu. Saiu da Copa sem fazer nenhum gol. Um fato incrível para um centroavante habilidoso, com boa visão de jogo e tiros certeiros.

TÉCNICO: FABIO CAPELLO (Inglaterra). Chamado de o segundo melhor técnico do mundo, depois de Mourinho, o técnico italiano da Inglaterra não conseguiu um bom rendimento com um time que era considerado o grande favorito da Copa. Alguns equívocos, como deixar Joe Cole e Shawn Wright Phillips na reserva e ainda tomou uma goleada estrondosa da máquina alemã. Um desastre.

Esse poderia ser o melhor time da Copa, aquele que é eleito ao final do mundial, mas por incrível que pareça, foi o time das decepções. Pelo menos do meu ponto-de-vista. Será que mais alguém entra nesse time? E quem sairia? Quem quiser pode opinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário