segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Barcelona "Messicitado"

Não é de hoje que o Barcelona sofre de dependência de seu maior craque, o argentino Lionel Messi. Ainda mais agora, com a contusão do gênio da camisa 10.

Está claro que o Barcelona, por maior que seja e mesmo tendo em campo oito jogadores campeões mundiais pela Espanha, tem em Messi a sua grande arma para conquistar vitórias. É ele quem tem realizado partidas magistrais, virado jogos impossíveis e dado muitas alegrias aos admiradores do bom futebol.

Tá certo! Futebol é coletivo, mas às vezes parece que Messi se multiplica em campo. Joga sozinho, sem ser fominha. Parece impossível, mas em se tratando de Messi, é totalmente provável.

Mas enfim...Por mais que se tenha um elenco recheado de opções, a dependência do craque argentino é inegável e sintomática.

Como “remédio”, o Dr. Pep Guardiola poderia pensar no deslocamento de Bojan para a posição, ou ainda, se pensar num esquema mais defensivo, abdicaria dos três atacantes e colocaria mais um meia, talvez Keita ou até mesmo Maxwell, já que Abidal pode retornar para a lateral esquerda.

A verdade é que sem Messi por pelo menos 15 dias, o Barça não terá o mesmo ímpeto para arrancar no Campeonato Espanhol. Bom, menos mal que talvez ele retorne para a partida da Champions contra o Rubin Kazan do nosso Carlos Eduardo, que por sinal estreou a la Messi, marcando dois golaços em seu jogo de estréia pelo clube russo.

Em relação aos motivos pelos quais Messi está fora do Barça, eu preferia nem comentar. Mas não podemos e nem devemos deixar que essas tragédias passem incólumes.

Assassinos de carreiras como Ujfalusi, nome difícil, pronúncia difícil e futebol equivalente, deveriam ser banidos do esporte, ou até mesmo retirados dos jogos pelo tempo exato que suas vítimas sofrerão fora dos gramados.

Aliás, esse cara deveria ser processado não só pelo clube, que paga os salários de Messi e os gastos com a sua recuperação, mas também por aqueles que ficarão sem o espetáculo de Messi. Assinantes da TV a cabo, sócios do clube, que compram seus carnês antecipados, enfim...A expulsão desse cabeça de bagre é pouco para um jogador dessa natureza. Esse animal deveria ser extinto. Não faria falta alguma.

Inclusive, essa lista inclui espécimes como Michel Salgado, Camoranesi, Burdisso, Materazzi, entre outros predadores.

Enquanto isso, entramos em depressão e sofremos de “Messidependência”. É o preço que se paga por ser doente por futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário